Conheça as áreas direcionadas para a prática de exercícios físicos. Esses locais contam com a assistência do SOE (Serviço de Orientação ao Exercício), composto por profissionais qualificados.
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), implantado em 1990, considerado modelo pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e reconhecido pelo Ministério da Saúde como iniciativa pioneira e fonte de inspiração para a criação do Programa Academia da Saúde em 2011
O SOE tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT´s), através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.
Atualmente, existem 15 módulos do SOE, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade, que funcionam nos turnos matutino (das 6 às 10 horas) e noturno (das 17 às 21 horas), contando com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde desenvolvidas de forma integrada com as equipes das Unidades Básicas de Saúde de referência, sendo orientandas pelo perfil epidemiológico e necessidades sanitárias de cada território.
O SOE conta ainda, desde 2006, com 1 veículo adaptado (SOE Móvel) para o apoio em eventos e atendimento aos territórios de saúde em que existem demandas comunitárias, mas que existem dificuldades de acesso ao serviço, sendo o planejamento das ações realizado junto aos Conselhos Locais de Saúde e lideranças comunitárias.
Antes de iniciar a participação nas atividades ofertadas pelo SOE, os usuários realizam o cadastro, por meio de uma ficha participativa que possibilita avaliar o estado de saúde e fatores de risco cardiovascular, nível de aptidão física e características antropométricas dos participantes. As atividades ofertadas são planejadas pelos profissionais do serviço, de acordo com as demandas da comunidade e as características do território e necessidades de saúde local.
Existem inúmeras evidências que comprovam que o exercício físico constitui uma ação estratégica e de grande relevância para a saúde da população, uma vez que promovem benefícios biológicos, psíquicos e sociais (biopsicossoais), tais como:
Última atualização em 01/02/2018
Carlos Antolini
As academias populares de Vitória, instaladas em Santo Antônio, no Parque Municipal Horto de Maruípe e em São Pedro, oferecem aulas gratuitas de musculação, orientadas por profissionais e estagiários que auxiliam na orientação dos exercícios.
O objetivo é proporcionar aos moradores mais qualidade de vida a partir da adoção de uma política preventiva de saúde. Todas as unidades seguem a mesma estrutura de funcionamento e os mesmos critérios técnico-pedagógicos, diferenciando-se apenas pela localização, dimensões, quantidade de aparelhos e funcionários.
Para participar das atividades, as pessoas maiores de 15 anos têm de submeter a uma avaliação no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que possui módulos instalados nas próprias academias.
São oferecidas quatro aulas pela manhã e quatro à tarde, com duração de 60 minutos cada, divididos em 10 minutos de aquecimento, 40 minutos de musculação e 10 de relaxamento e alongamentos.
Caso seja considerada apta para fazer exercício, a pessoa pode se matricular na academia popular. Não é preciso nenhum documento, apenas a avaliação positiva dos professores do SOE.
Se preferir, o morador pode fazer exercício todos os dias. As academias ficam abertas de segunda a sexta-feira. A academia popular é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.
9 ocorrência(s) | ||
Nome da unidade | Logradouro | Horário |
---|---|---|
Academia Popular no Horto de Maruípe | Avenida Maruípe Da Penha |
6h20 às 11h20 e 17h às 22h |
Academia Praça Saudável em Goiabeiras | Rua Desembargador Cassiano Castelo Goiabeiras |
- |
Academia Popular de Ilha de Santa Maria | Rua Hercília Dias Maciel Ilha de Santa Maria |
6h20 às 11h20 e 17h às 22h |
Academia Popular de Itararé | Praça Luis Cozer Filho Itararé |
6h20 às 11h20 e 17h às 22h |
Academia Praça Saudável no Tancredão | Rua Rosilda Falcão dos Anjos Mário Cypreste |
- |
Academia Popular de Resistência | Rua São Sebastião Resistência |
- |
Academia Popular em Santo Antônio | Praça Stela Vieira Loureiro Coimbra Santo Antônio |
6h20 às 11h20 e 17h às 22h |
Academia Popular - Praça Dom João Batista | Praça Dom João Batista São Pedro |
6h20 às 11h20 e 17h às 22h |
Academia Popular de Tabuazeiro | Quadra Ivete Marcolano da Vitória Tabuazeiro |
de 17h às 22h. |
Fonte: SEMESP
Última atualização em 23/02/2015
Elizabeth Nader
Praticar exercícios físicos regularmente ajuda na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, na queima de calorias, no controle da diabete e no fortalecimento muscular e ósseo.
Além disso, as atividades físicas melhoram a capacidade pulmonar e a flexibilidade das articulações, aumentam a auto-estima e o bem-estar, reduzem o estresse e estimulam o convívio social.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o sedentarismo é um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes.
Segundo o órgão, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos casos de câncer. Vários estudos têm mostrado que a prática de exercícios, sendo bem orientada, proporciona vários benefícios a saúde e bem-estar físico e mental dos indivíduos como:
Última atualização em 27/03/2014
Marcos Salles
Quem tem mais de 60 anos se beneficia, na capital, com as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPIs), espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por dez equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.
Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos.
A Academia Popular da Pessoa Idosa se soma a outras iniciativas do município para estimular a prática de exercícios físicos: módulos de orientação ao exercício e academias populares.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, antes de iniciar qualquer prática de atividades física, todas as pessoas, independentemente da idade, precisam passar por uma avaliação médica.
35 ocorrência(s) | ||
Nome da unidade | Logradouro | Horário |
---|---|---|
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bairro Bela Vista | Praça Gilberto Mendonça Paiva Bela Vista |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bento Ferreira | Avenida Cezar Hilal Bento Ferreira |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jesus de Nazareth | Rua Afonso Sarlo Bento Ferreira |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bonfim | Rua Doutor Aluísio de Menezes Bonfim |
- |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Alagoano | Praça Antônio Trajano dos Santos Caratoíra |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Centro (Pç Ubaldo Ramalhete) | Praça Ubaldo Ramalhete Maia Centro |
Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Consolação | Rua Desembargador José Batalha Consolação |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - do Quadro | Praça Doutor Athayde Do Quadro |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praça dos Desejos | Avenida Américo Buaiz Enseada do Suá |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Estrelinha | Rua Oito de Julho Estrelinha |
- |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Fradinhos | Praça José Áureo Monjardim Fradinhos |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Centro Esportivo de Goiabeiras | Avenida Jerônimo Vervloet Goiabeiras |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Goiabeiras | Praça Darcy José de Sá Filho Goiabeiras |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim Camburi (Pç Mario Elias da Silva) | Praça Mário Elias da Silva Jardim Camburi |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim Camburi - em Frente Posto Atlântico | Avenida Dante Michelini Jardim Camburi |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim da Penha | Praça Anníbal Anthero Martins Jardim da Penha |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praia de Camburi - em Frente Sorveteria | Avenida Dante Michelini Jardim da Penha |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Parque Barreiros | Rodovia Serafim Derenzi Joana D´arc |
Seg 7h às 9h e 17 às 22h e Ter a Dom 8h às 22h |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jucutuquara | Praça Asdrubal Soares Jucutuquara |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Maria Ortiz - Orla | Rua Ciro Vieira da Cunha Maria Ortiz |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Tancredão | Rua Rosilda Falcão dos Anjos Mário Cypreste |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Maruípe | Praça São José Operário Maruípe |
- |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Ilha de Monte Belo | Rua Augusta Mendes Monte Belo |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Nova Palestina - Orla | Rua Pedro Bandeira Nova Palestina |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Parque Moscoso | Avenida Cleto Nunes Parque Moscoso |
Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praia do Suá | Praça José Francisco Arruela Maio Praia do Suá |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Baía Noroeste | Rua da Coragem Redenção |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - República | Praça Therezinha Grecchi República |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Romão | Rua Ormando de Aguiar Romão |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santa Tereza | Rua da Constituinte Santa Tereza |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santo André | Rua Vinte e Três de Abril Santo André |
- |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santo Antônio | Praça Stela Vieira Loureiro Coimbra Santo Antônio |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - São José | Rodovia Serafim Derenzi São José |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praça Dom João Batista | Avenida Beira Mar São Pedro |
Livre |
Academia Popular da Pessoa Idosa - Solon Borges | Rua João Francisco Gomes Solon Borges |
Livre |
Fonte: SEMESP
Última atualização em 29/09/2017
Elizabeth Nader
Os idosos de Vitória têm a oportunidade de praticar caminhada, atividades recreativas e hidroginástica. A prática de exercícios é oferecida nos núcleos do Vida Ativa da Terceira Idade. Podem participar pessoas a partir de 50 anos. Os idosos podem se inscrever, gratuitamente, nos locais das atividades. Para isso, é preciso apresentar o atestado médico de aptidão física.
Última atualização em 15/07/2014
Bem-estar, qualidade de vida e corpo em forma. De graça e com orientação de profissionais, melhor ainda. Tudo isso é possível nas aulas de Aeróbica Noturna, projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) que leva atividades físicas gratuitas para os moradores da capital. A ideia é tomar conta da comunidade, ocupando os espaços públicos de forma saudável, com alegria e muita malhação.
As aulas, que são recheadas de energia, música e alto astral, já contemplam Santo Antônio, Jardim Camburi, Resistência, Goiabeiras e Jesus de Nazareth.
Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local no horário da aula. Podem se matricular pessoas de todas as idades. Maiores de 50 anos devem apresentar atestado médico. A intenção da Semesp é promover a Aeróbica Noturna em outros bairros.
Local | Dia e horário |
Bairro da Penha - Praça principal | segunda e quartas, a partir das 19h |
Centro - Praça Getúlio Vargas | terça e quinta às 19 horas |
Goiabeiras - Praça 3 de maio | terças e quintas-feiras, às 19 horas |
Ilha do Príncipe - Praça principal do bairro | segunda e sexta, às 19h |
Itararé - Praça principal | às terças e quintas a partir das 19h |
Jardim Camburi - Praça da Bocha | terças e quintas às 19 horas |
Jesus de Nazareth Pátio da Escola Elza Matos |
segunda, quarta e sexta, com três turmas: 18 às 19 , 19 às 20 e 20 às 21h |
Nova palestina - Praça principal | quartas e sextas, a partir das 19h |
Resistência - CRAS de Resistência | segunda, quarta e sexta com duas turmas: 17 às 18 e 18 às 19 horas |
Santa Tereza - Praça principal do bairro | segunda e quartas, às 19h |
São Pedro - Praça D. João Batista Praça da Academia Popular |
às segundas e quintas, das 19 às 20 horas e das 20 às 21 horas |
São José - Praça principal do bairro | terça e quinta, às 19h |
São Pedro, - Praça principal | às terças e quintas a partir das 19h |
Fonte: Semesp |
Última atualização em 26/12/2016
Solicitação de serviços
Abertura de chamados
Denúncias
Acesso à informação
Lista de assessores