Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Ônibus de Vitória são vistoriados e fiscalizados pela Setran

Elizabeth Nader

ônibus

Uma das prioridades da administração municipal é melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo de tal forma a favorecer o deslocamento e a circulação das pessoas.

Vitória conta com 56 linhas de ônibus distribuídas em 342 veículos, que possuem idade média de 4,5 anos e transportam, por dia, aproximadamente 120 mil passageiros. Só em dezembro de 2010, mais de 3,5 milhões de usuários utilizaram a frota de ônibus de Vitória.

Três empresas possuem permissão para operar os ônibus da cidade: Grande Vitória, Tabuazeiro e Unimar.

Gestão do sistema

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) é o órgão responsável pela gestão do sistema de transporte municipal, atuando em três áreas: concessões e tarifas, planejamento e vistoria e fiscalização.

A Setran gerencia a Câmara de Compensação Tarifária, que coleta a receita do sistema e a distribui proporcionalmente para cada empresa operadora de acordo com o custo operacional de cada uma.

O órgão também define os itinerários e o quadro de horários da frota dos ônibus municipais. É responsável, ainda, pela instalação e manutenção de abrigos e definição da localização dos pontos de ônibus.

Todos os ônibus são vistoriados e fiscalizados pela Setran. A vistoria é periódica para que o estado de conservação e a documentação dos veículos possam ser analisados, garantindo, assim, segurança aos usuários.

Em 2009, ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Municipal de Vitória passaram a ser monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).

Última atualização em 20/06/2016

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site