Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Editais da Cultura

Conheça os editais que viabilizam a realização de eventos culturais em Vitória.

Projeto A Arte é Nossa leva grafites, desenhos e pinturas para muros de Vitória

Shan Medeiros

Programa A Arte é Nossa

Yuri Barichivich

Muro Arte é Nossa

Humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local são os pontos de partida do projeto "A Arte é Nossa", que faz parte da política cultural da cidade "Vitória é Cultura", que envolve várias secretarias e já deixou sua marca em vários pontos da capital. O objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais bonita, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.

O “A Arte é Nossa” realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas com, entre outras técnicas, grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura. 

“A Arte é Nossa” também tem como objetivo popularizar a produção artística e mapear seus criadores, de modo a tornar mais democrático o acesso dos artistas ao projeto, por meio de editais de credenciamento.

Trabalhos anteriores

Desde 2013, o projeto "A Arte é Nossa" vem colorindo e levando a arte para diversos espaços públicos de Vitória. Confira quais são e onde estão os outros trabalhos do projeto na cidade

  • Cardume de Cordas/ Muro da Fames – Ficore Kabelera (abril/ 2015): grafite que faz referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo, e tem como objetivo retratar a relação da música, em diálogo com o espaço físico em que o trabalho se encontra, e a geografia do local.
  • Casa do Ler e Saber – Renato Pontello (dezembro/ 2014): grafite realizado no Parque Barreiros, na Grande Maruípe, que fala sobre a relação das crianças com a literatura.
  • Muro Ministério da Fazenda/ Bonde da História (Centro) – Antonio Natural e Dione Salvador (julho/ 2014): muro em arte relevo que retrata vários prédios históricos da cidade de Vitória.
  • Muro da Fábrica de Idéias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional (julho/ 2014): grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.
  • Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore (fevereiro/ 2014): desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.
  • Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho em arte relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.
  • Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.
  • Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador (dezembro/ 2013): localizado no calçadão da praia de Camburi, o desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.
  • Fafi (Centro) – Dione Salvador (novembro/ 2013): ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.
  • Escadaria de São Benedito – Dione Salvador – (agosto/ 2013): desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.

Está em vigor na Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Edital para Credenciamento de Artistas das Artes Plásticas Para Composição do Banco de Dados do Projeto "A Arte é Nossa” que pretende fazer um cadastro dos artistas locais para futuros projetos dentro do programa. Os profissionais credenciados poderão ser contratados pela Secretaria Municipal de cultura (Semc) de acordo com a necessidade do “A Arte é Nossa” e assim colaborar com a aproximação da arte no cotidiano dos moradores da cidade de Vitória.

Como se inscrever

Edital de Credenciamento 2015

Formulário de Credenciamento 2015

Catálogo Projeto A Arte é Nossa

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Edital de Seleção e Premiação Virada Cultural

Elizabeth Nader

Show de Ceu abre o Viradão Cultural na Casa Lab

(Ampliar imagem)

Com o objetivo de ampliar e democratizar ainda mais a participação dos artistas locais no Viradão Vitória, o “Edital de Seleção e Premiação de Atividades Artísticas e Culturais Para Composição da Programação da Virada Cultural Vitória” é instrumento para os artistas residentes no Espírito Santo. 

O Viradão conta com 24 horas de cultura com uma série de atrações que percorrem o Corredor Cultural do Centro Histórico. A primeira edição aconteceu em 2014 e teve um público estimado em mais de 30 mil pessoas. Totalmente gratuita, a programação contou com espetáculos de teatro, dança, música, cinema, ações de intervenção artístico-urbana, entre outras atrações. 

Documentação

Edital 2015

Ficha de Inscrição 2015

Última atualização em 31/07/2015

Voltar para o topo

Viagem pela Literatura estimula leitura de crianças e jovens

Imagem Divulgação

Crianças assistindo à peça de teatro no auditório da Fafi

O Projeto Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim desde 1994. O objetivo é incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

As atividades são realizadas anualmente na Escola de Teatro e Dança Fafi, onde funciona a Biblioteca Municipal, e em espaços alternativos como associações de moradores, escolas, parques, praças, igrejas, no Projeto Caminhando Juntos (Cajun), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e teatros, priorizando as regiões com maior índice de risco ou vulnerabilidade social.

O projeto foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008, eventos que reuniam ações de destaque no cenário nacional na área da leitura. Em 2007, recebeu o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2012, venceu o prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social, promovido pela Prefeitura de Vitória.

Ao longo de 21 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram das atividades do projeto:

  • Viver o Livro ao Vivo e em Cores - Aproxima o livro dos participantes por meio de peças teatrais, baseadas em textos da literatura
  • Contação de Histórias – Resgata a narrativa oral, de forma lúdica
  • Encontro com o Escritor – Oferece ao público o acesso ao processo de criação e a oportunidade de exercitar seus questionamentos diretamente com os autores. Após, um contador narra histórias dos livros do autor
  • Curso de Contadores de Histórias – Promove a capacitação e formação de multiplicadores da arte de contar histórias em espaços diversos. Ocorre em média duas vezes ao ano. Em decorrência dessas oficinas/cursos foi criado o Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras que vem se apresentando nas atividades do projeto e em espaços diversos. O período das inscrições e o local do curso são informados ao público por meio do portal da Prefeitura, de folhetos e dos veículos de comunicação
  • Círculo de Leitura – Homenageia escritores e promove a leitura de fragmentos de suas obras
  • Oficina de Artes – Desenvolve a imaginação e a criatividade após a contação de histórias, proporcionando aos participantes a criação de personagens das histórias ouvidas e a criarem suas próprias histórias
  • Oficina de Poesia – Proporciona o gosto pela leitura, de forma que possa descobrir nela uma forma de elaborar suas emoções, seus sentimentos e ampliação da visão de mundo
  • Caixa-Estante (biblioteca móvel) – Oferece aos participantes o acesso às obras publicadas, por meio  de empréstimo de livros e revistas em quadrinhos. Circulam em sistema de rodízio, em locais de pouco acesso ao livro e à leitura, com acervo de livros infantis, juvenis e adultos. Permanecem em cada comunidade/instituição, por um período de 60 (sessenta dias), ficando sob a sua responsabilidade os serviços de empréstimo e leitura. Durante esse período, as pessoas podem consultar o acervo ou obter empréstimos.
  • Sarau Poético - Tem como objetivo divulgar a literatura por meio da música, com declamação de poemas,  levando os participantes a obterem o incentivo  pela leitura de forma prazerosa

Acompanhe as publicações da Secretaria de Cultura

Editais

Fichas de Inscrição e outros documentos

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Edital de Circulação contempla produções culturais alternativas

André Luiz Silva Sobral

Pessoa dançando em evento na praça Costa Pereira

Espetáculos de teatro, dança, música, audiovisual e circo produzidos podem participar da seleção do Edital de Circulação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura. O edital estimula a apresentação por lugares diversos da cidade, fora de espaços tradicionais, como parques e praças. 

Podem participar artistas que residam em Vitória há, no mínimo, dois anos. Cada espetáculo contemplado recebe R$ 10 mil. Uma parte é paga a partir da publicação do resultado do concurso, para custear despesas de produção, e a outra, após a segunda apresentação.

Os contemplados devem fazer duas apresentações do projeto aprovado em local e data a serem definidos pela Secretaria de Cultura. O edital de seleção tem o objetivo de estimular e popularizar as artes cênicas, a música, as artes plásticas e o audiovisual com vistas à formação de plateia e ao fortalecimento do mercado de trabalho artístico.

Documentos

Última atualização em 17/10/2014

Voltar para o topo

Edital para a Realização de Matinês Carnavalescas

Fabricius Souza dos Santos

crianças dançando no pátio daFafi

O Edital de Chamamento Público para a Realização de "Matinês Carnavalescas" ano 2015 contempla um conjunto de atividades carnavalescas integrantes da programação do Carnaval de Vitória voltadas para o público infantil, acompanhado de pais e/ou responsáveis legais, geralmente realizada durante o período diurno, sem bebida alcoólica. 

O edital tem como objetivo democratizar a participação de entidades sem fins lucrativos de caráter estritamente cultural, na programação destinada ao público infantil durante o Carnaval de Vitória 2015. 

Edital 2015

Anexo I

Anexo II

Última atualização em 31/07/2015

Voltar para o topo

Edital de Ocupação de Espaços Culturais

Foto Divulgação

Encerramento do Projeto Circuito Cultural 2013

Periodicamente, o Edital de Ocupação de Espaços Culturais de Vitória, da Secretaria Municipal de Cultura, seleciona projetos artísticos para o Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lírio e para o Espaço Cultural Memorial da Paz, na Praça do Papa.

Aos projetos selecionados são concedidos dois prêmios para mostras no Museu da Ilha das Caieiras no valor de R$ 12 mil cada; e dois prêmios para mostras no Espaço Cultural Memorial da Paz no valor de R$ 12 mil cada.

As inscrições devem ser feitas no protocolo geral da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira, das 8 às 17 horas. Mais informações no telefone (27)3132-5295 ou pelo e-mail casaportosemc@correio1.vitoria.es.gov.br.

As inscrições para 2014 estão abertas até o dia 9 de maio.

Acompanhe as publicações da Secretaria de Cultura

Editais

Fichas de Inscrição e outros documentos

Última atualização em 21/07/2016

Voltar para o topo

Blocos Carnavalescos

Fabricius Souza dos Santos

foliões na Avenida jerônimo Monteiro

Os blocos de carnaval com sede na capital que representem entidades carnavalescas ou independentes podem participar do Concurso de Blocos Carnavalescos da Cidade de Vitória, sendo as inscrições gratuitas.

Somente são aceitos blocos que possuam, pelo menos, um ano de existência e comprovada notoriedade.

Para se inscrever, devem ser entregues no Protocolo Geral da Prefeitura a ficha de inscrição devidamente preenchida e documentos do representante legal do bloco (cópia do CPF; cópia da cédula de identidade civil; comprovante de endereço residencial).

Comissões julgadora, de cronometragem, de avaliação e de apuração julgam os desfiles em quesitos como evolução, empolgação, criatividade, conjunto e bateria. A apuração dos resultados dos desfiles é realizada na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, com a presença da Comissão de Carnaval da Secretaria de Cultura e de representantes de cada bloco.

Última atualização em 19/01/2016

Voltar para o topo

Edital para Concurso de Blocos Carnavalescos no Centro Histórico de Vitória

Fabrício Santos

Banda do Bloco Lagartos Voadores

O edital de seleção e prêmio para a realização do Concurso de Blocos Carnavalescos do Centro Histórico de Vitória tem o objetivo de preservar os desfiles de blocos, uma das expressões mais tradicionais de uma das expressões populares mais reconhecidas do Brasil: o Carnaval. 

Dividido em duas partes, o edital seleciona blocos para integrar a programação oficial do Carnaval 2015. Os três blocos de maior destaque são contemplados com troféus e prêmio em dinheiro. Confira o edital, os anexos e saiba como participar.

Edital

Anexo I

Anexo II

Última atualização em 31/07/2015

Voltar para o topo

Museu do Negro oferece oficinas de teatro, capoeira e música

Imagem divulgação

Mestre de capoeira e aluno agachados na cerimônio de batismo do menino

Por meio deste edital, o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) abre vagas para suas oficinas gratuitas de teatro, capoeira, violão, danças populares, cavaquinho, percussão e contrabaixo elétrico.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no próprio Mucane e apresentar uma cópia de documento de identificação com foto e uma foto 3X4.

É preciso ter idade mínima de 12 anos completos e apresentar autorização dos pais ou responsáveis para participar das oficinas. A seleção dos candidatos é realizada por ordem de inscrição. São aceitas até duas inscrições por candidato, desde que haja compatibilidade de horários.

As inscrições para o primeiro semestre de 2014 estão encerradas.

Informações

Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane)
Endereço: Avenida República, 121, Centro
Telefone: (27) 3222-4560
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas

Oficinas oferecidas em 2014

1) Oficina de Teatro
Descrição: Desenvolver princípios gerais do fazer teatral com ênfase na interpretação, trabalho corporal e vocal.
Número de vagas: 20
Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 18h às 21h
Período das aulas: 01/04 a 31/07

2) Oficina de Capoeira
Descrição: Iniciação ao aprendizado da expressão cultural brasileira
Número de vagas: 20
Dias e horários: terças e sextas-feiras, das 18h às 20h
Período das aulas: 01/04 a 29/07

3) Oficina de Violão
Descrição: Prática e teoria básica, formação de acorde, escala e ritmos
Número de vagas: 60
Dias e horários: segunda-feira, das 18h às 20h; terça-feira, das 14h às 16h; quinta-feira, das 8h às 11h; sexta-feira, das 8h às 10h
Período das aulas: 01/04 a 31/07

4) Oficina de Danças Populares
Descrição: Introdução ao aprendizado da dança com ênfase no autoconhecimento
Número de vagas: 30
Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
Período das aulas: 01/04 a 31/07

5) Oficina de Cavaquinho
Descrição: Propiciar aos alunos uma significativa aprendizagem por meio da música popular brasileira para a completa compreensão do instrumento
Número de vagas: 30
Dias e horários: quarta-feira, das 14h às 16h
Período das aulas: 02/04 a 30/07

6) Oficina de Percussão
Descrição: Propiciar aos alunos uma significativa aprendizagem por meio da música popular brasileira para a completa compreensão dos instrumentos
Número de vagas: 30
Dias e horários: quarta-feira, das 18h às 20h
Período das aulas: 02/04 a 31/07

7) Oficina de Contrabaixo Elétrico
Descrição: Prática e teoria básica, formação de acorde, escala e ritmos
Número de vagas: 10
Dias e horários: quarta-feira, das 14h às 16h
Período das aulas: 02/04 a 31/07

Última atualização em 14/02/2017

Voltar para o topo

Edital de Residência da Casa Porto das Artes Plásticas

Yuri Barichivich

Casa Porto

Fomentar o processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a Casa Porto das Artes Plásticas como um espaço de experimentação estética. Este é o objetivo do Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura, ano 2015. 

O edital consiste em viabilizar a proposta de residência artística, ou seja, a ocupação de espaço cultural, por período determinado, onde será desenvolvido um trabalho artístico, a partir de um projeto.

A proposta é oferecer ao contemplado um ambiente de imersão em pesquisa e criação, possibilitando ao artista condições para realização de exposição dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência e oferecer condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência e, por conseguinte, do público.

A SEMC e a Casa Porto irão oferecer uma Oficina de Qualificação de Projetos para o Edital de Residência, dando sequência às capacitações para elaboração de projetos culturais, iniciadas por essa gestão municipal em 2013.

Resultado do Edital 001/2015 de Residência Artística

Edital 2015

Anexo I - Ficha de Inscrição

Anexo II - Projeto de Residência Artística 

Anexo III - Relatório de Execução de Atividade

Última atualização em 31/07/2015

Voltar para o topo

Cadastro de artistas e produtores

Carlos Antolini

Chapeuzinho Vermelho e o Caçador segurando um Bolo de Aniversário

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) só contrata artistas e produtores previamente cadastrados. Os interessados em se apresentar nas atividades culturais promovidas pela Semc devem procurar a secretaria para efetuar o cadastramento.

O objetivo é a qualificação jurídica e fiscal de profissionais. O credenciamento serve de parâmetro para eventual contratação e não configura obrigatoriedade pelo município de compromisso com os profissionais credenciados.

Podem se credenciar profissionais interessados em participar de projetos e eventos na área da música; dança; artes cênicas; teatro, circo e ópera; cinema e vídeo; literatura, artes plásticas, artes gráficas e fotografia; folclore, capoeira e artesanato, entre outras. 

Mais informações pelos telefones (27) 3132-2064 e 3132-2090, no horário comercial.

Edital

Última atualização em 07/01/2015

Voltar para o topo

Edital para montagens de espetáculos na Fafi

Foto Divulgação

bailarinas no palco

Editais da Secretaria de Cultura

Última atualização em 19/07/2016

Voltar para o topo

Edital de Locomoção promove difusão e intercâmbio da cultura local

Marcos Salles

Show de pagode na praça Costa Pereira

O edital de Seleção e Concessão de Apoio Cultural-Financeiro para Custeio de Despesas com Locomoção de Artistas, Técnicos e Estudiosos é um concurso público que concede apoio financeiro para custeio de deslocamentos.

Seu objetivo é garantir apoio financeiro para locomoção de artistas, técnicos e estudiosos no país e no mundo para apresentar espetáculos e eventos culturais, além da difusão e o intercâmbio da cultura capixaba nas áreas das artes cênicas, das artes visuais, do audiovisual, da música, do patrimônio cultural, das humanidades, da literatura e de outras expressões culturais.

Podem participar pessoas físicas residentes em Vitória há, no mínimo, um ano e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos estabelecidas na capital há, no mínimo, um ano e que comprovem caráter estritamente artístico ou cultural. Grupos sem personalidade jurídica poderão escolher um representante legal (pessoa física) que atenda às exigências do edital.

Os recursos financeiros serão distribuídos em percentuais iguais entre os períodos estabelecidos no cronograma, havendo a disponibilidade mínima de R$ 9 mil para cada período.

Documentos

Resultados

Lista dos contemplados pelo Edital de Locomoção em 2014

Lista dos contemplados pelo Edital de Locomoção em 2013

Lista dos contemplados pelo Edital de Locomoção em 2012

Lista dos contemplados pelo Edital de Locomoção em 2011

Última atualização em 05/12/2014

Voltar para o topo

Mar da Música valoriza artistas locais

Divulgação Semc

Mar da Música palco de Camburi

Valorizar a cultura capixaba por meio de apresentações musicais com artistas locais é o propósito do Mar da Música, projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Combinar música local com a estação mais quente do ano é uma mistura que dá certo. A ideia foi especialmente pensada para o verão de Vitória, uma cidade protagonizada pelo mar.

As apresentações musicais acontecem em vários bairros da cidade e também no aeroporto e na rodoviária de Vitória, acolhendo os turistas com o clima do verão capixaba. Nos shows realizados em Camburi, o público presente varia em torno de 3 mil pessoas.

O projeto contempla todos os estilos musicais, o que democratiza o acesso dos cidadãos à cultura. Além da oportunidade de curtir suas bandas preferidas, capixabas e turistas têm a chance de conhecer novos artistas da cena musical, sempre com o propósito de valorizar a cultura capixaba. Todas as apresentações são gratuitas.

Acompanhe as publicações da Secretaria de Cultura

Editais

Fichas de Inscrição e outros documentos

Última atualização em 21/07/2016

Voltar para o topo

Edital da Secretaria de Cultura apoia blocos de carnaval em Vitória

Fabricius Souza dos Santos

foliões na Avenida jerônimo Monteiro

Em 2014, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) lançou o Edital de Apoio aos Blocos de Rua de Vitória. A inscrição deverá ser feita por representantes dos blocos e endereçada à secretaria, mediante preenchimento da ficha de inscrição (anexo I do Edital).

A ficha deverá ser encaminhada juntamente com os documentos exigidos, entre eles um croqui contendo trajeto do bloco; matérias de jornais ou sites comprovando a notoriedade do bloco; além de documentos dos representantes, como CPF; cédula de identidade civil e comprovante de endereço residencial.

Somente são aceitos blocos que possuam, pelo menos, um ano de existência e comprovada notoriedade. Os apoios técnicos e de serviços preveem interdição de rua, alvará/autorização para desfile, comunicação junto à Guarda Municipal, fornecimento de banheiros químicos e diária de trio elétrico de pequeno porte.

Editais da Secretaria de Cultura

Última atualização em 19/01/2016

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site