Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Transporte Coletivo

Alguns serviços são especialmente pensados para tornar mais prática a rotina dos usuários de transporte coletivo em Vitória. Um deles é o Ponto Vitória, serviço que permite acompanhar em tempo real onde se encontra o veículo de determinada linha. Outra ferramenta é o Cartão Cidadão: cartão magnético para a cobrança da passagem de maneira eletrônica. Isso torna o processo mais ágil e seguro.

Ponto Vitória informa a que horas os ônibus passam no ponto

Samira Gasparini

Mulher sobe em ônibus parado no ponto

O Ponto Vitória é um serviço oferecido aos usuários do transporte público da capital pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) que informa a previsão dos horários em que os ônibus passarão nos pontos de parada. 

A consulta pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, por meio do site  ou do celular, pelo aplicativo Vitória Online - disponível gratuitamente para Android e iOS. Os dados são atualizados diretamente do sistema de monitoramento da frota que compõe o serviço municipal de transporte coletivo.

A previsão dos horários é obtida por meio dos módulos GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalados em todos os ônibus que operam as linhas municipais e por informações fornecidas pelas empresas permissionárias.

O serviço disponibiliza ao cidadão melhor controle sobre os horários das linhas de ônibus que utiliza diariamente em cada ponto da cidade, permitindo ao usuário seguir para o ponto de parada restando poucos minutos para o embarque. Dessa forma, o Ponto Vitória proporciona mais conforto e segurança aos cidadãos.

Como funciona?

Ao abrir o site do sistema, o cidadão primeiramente precisa identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso, há as opções de consulta por uma palavra-chave ou referência, pelo número de identificação do ponto, ou, ainda, por meio de um mapa que pode ser acionado na tela principal. Já para quem utilizar o serviço pelo celular, basta ativar o sistema de GPS do aparelho para que o Ponto Vitória realize a geolocalização automaticamente. 

A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá as linhas que atendem o local. Ao clicar sobre a linha de interesse, o Ponto Vitória exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. O número de identificação do veículo que atende a linha também é mostrado.

Em virtude das atualizações constantes dos dados de localização, as estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto, com diferenças que chegam, em média, a dois ou três minutos (margem de erro), segundo testes realizados pela empresa desenvolvedora da tecnologia.

O que pode interferir na previsão dos horários?

A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferências e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito, devido a, por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvios e aumento anormal do fluxo de veículos.

Outros fatores que também podem alterar a precisão do Ponto Vitória são problemas ou defeitos de funcionamento do módulo de transmissão de localização do veículo (GPS); quebra de veículo; ausência de atualização ou de associação pela empresa permissionária do veículo que opera na linha; passagem do veículo por área não coberta por sinal GPRS (celular); falha na comunicação do satélite e eventual falha no sistema de processamento de dados do servidor, entre outros. Portanto, os resultados exibidos pelo sistema Ponto Vitória são previsões.

A Prefeitura de Vitória não se responsabiliza por eventuais danos ou prejuízos que possam decorrer da interrupção ou ocorrência de falhas no sistema, bem como de erros de informação.

Última atualização em 20/06/2016

Voltar para o topo

Passageiro pode consultar aqui os itinerários dos ônibus de Vitória

Elizabeth Nader

Baia de ônibus na Reta da Penha

Os usuários do transporte coletivo podem consultar os itinerários dos ônibus que integram o sistema municipal, bem como ter acesso ao quadro de horários de saída dos coletivos dos pontos finais.

O acesso às informações pode ser feita a partir de três formas:

  • Indicação da linha municipal de ônibus;
  • Indicação do logradouro (rua, avenida, praça);
  • Indicação do trajeto que se pretende fazer (pontos de partida e de chegada).

Última atualização em 20/06/2016

Voltar para o topo

Cartão Cidadão traz agilidade e segurança a passageiros de ônibus

O Cartão Cidadão é um cartão eletrônico destinado ao pagamento do valor integral da passagem de ônibus. Com ele, o passageiro pode pagar seu bilhete com mais agilidade e conforto.

Para solicitar o documento, o usuário do sistema deve ir ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SETPES), no bairro Santa Lúcia, em Vitória, levando carteira de identidade, CPF e o valor mínimo de 20 tarifas municipais para a primeira carga.

A recarga do cartão pode ser feita pela internet, no Siga Vitória Cidadão. O usuário deve escolher o valor de recarga desejado, imprimir o boleto e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Os créditos serão recarregados dentro do ônibus após 48 horas.

Para solicitar a segunda via do cartão, o usuário também pode acessar o Siga Vitória Cidadão. A taxa deve ser paga em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. A nova via do documento estará disponível para retirada na loja do SETPES em cinco dias úteis.

Após concluir o pedido, a via atual do cartão ficará bloqueada para uso. Assim os créditos remanescentes ficam preservados e serão inseridos na nova via do cartão.

Onde fazer o Cartão Cidadão

Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETPES)
Constante Sodré, 265, bairro Santa Lúcia, Vitória - Ver no mapa
Horário de funcionamento: das 8h às 16h30.
Informações: (27) 2125-7602 

Última atualização em 15/02/2017

Voltar para o topo

Planilha de custos dos ônibus na capital é aberta para consulta

O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de Vitória (Comuttran) aprovou no dia 12 de janeiro o reajuste da tarifa dos ônibus municipais. A passagem dos ônibus convencionais passa a custar R$ 3,15 e a dos seletivos, R$ 4,00.

Em Vitória, o sistema municipal de transporte coletivo conta com a bilhetagem eletrônica, ou seja, os ônibus possuem catracas eletrônicas. O passageiro, então, tem a opção de pagar a tarifa em dinheiro ou utilizar o Cartão Cidadão, um cartão eletrônico destinado ao pagamento do valor integral da passagem com mais agilidade.

Para obter o cartão, é preciso procurar o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) para fazer o cadastramento. A carga mínima do cartão é de 20 tarifas. No posto também é possível fazer a recarga do cartão.

Posto para cadastramento

Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)
Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

Cálculo da tarifa

A tarifa dos ônibus municipais é definida pela Câmara Temática de Transporte Público de Passageiros, vinculada ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comuttran-Vitória).

A planilha que define o reajuste da tarifa dos ônibus municipais é composta pelos custos dos diversos insumos que envolvem o sistema - combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, pneus, despesas com pessoal e benefícios trabalhistas - e pela remuneração do capital fixo das empresas operadoras do sistema.

Considera-se também o número de passageiros transportados no exercício imediatamente anterior, quilometragem percorrida, número de veículos, tributos, entre outros. Os custos obtidos para os veículos convencionais e os obtidos para os microônibus são ponderados, chegando-se à tarifa que será negociada para efeito de reajuste.

Saiba mais

Última atualização em 11/05/2017

Voltar para o topo

Estudantes pagam meia tarifa nos ônibus municipais

Alunos de qualquer grau ou nível de ensino oficial e regular pagam meia tarifa nos ônibus de Vitória. Para usurfruir do benefício, pela Lei Municipal 5.432/2001, é preciso obter o Cartão Siga Vitória Estudante. O documento é emitido nas seguintes condições:

  • A escola onde o aluno está matriculado deve estar cadastrada no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes) e no Conselho Estadual de Educação para obter o benefício.
  • O estudante dever obter uma carteira de passe nos postos de venda administrados pelo Setpes. Para isso, o estudante ou seu representante legal (pai, mãe ou tutor, mediante apresentação de documento de identificação) deve apresentar, em um dos postos, a seguinte documentação:
  1. Uma foto 3x4 , frontal e recente, sem marcas, carimbos, cortes ou manchas;
  2. Comprovante de residência;
  3. Declaração para cadastro emitida pelo estabelecimento de ensino;
  4. No caso de universitários, horário individual emitido pela faculdade ou universidade;
  5. Declaração para cadastro emitida pelo estabelecimento de ensino.

Onde se cadastrar e comprar créditos eletrônicos do cartão

Posto de Atendimento para Cadastramento
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)
Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

Última atualização em 15/02/2017

Voltar para o topo

Transporte gratuito para idosos nos ônibus de Vitória

Pessoas com idade acima de 65 anos possuem gratuidade nos coletivos de Vitória. Para facilitar o acesso dessas pessoas ao transporte coletivo, é permitido que elas embarquem ou desembarquem pela porta dianteira do ônibus.

O benefício é garantido pela Constituição Federal (Artigo 230, parágrafo 2º) e pelo Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03, Artigo 39, parágrafo 1º). Para usufruir desse benefício, é preciso apresentar ao motorista do ônibus qualquer documento de identidade. Para os idosos que preferirem passar pela roleta, é necessário apresentar o Cartão de Gratuidade do Idoso.

Como obter o Cartão Siga Vitória Gratuidade

Para que o idoso acima de 65 obtenha o Cartão Siga Vitória Gratuidade, é necessário:

  • Ser morador do município de Vitória.
  • Apresentar comprovante de residência original em nome do idoso, CPF, Carteira de Identidade e duas fotos 3X4 recentes.
Posto de Atendimento para cadastramento
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)
Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

 

Última atualização em 15/02/2017

Voltar para o topo

Pessoa com deficiência tem passe livre nos ônibus

Pessoas com deficiências incapacitantes e seus acompanhantes possuem gratuidade nos coletivos de Vitória. Para facilitar o acesso dessas pessoas ao transporte coletivo, é permitido que elas embarquem ou desembarquem pela porta dianteira do ônibus. Esse direito é válido para o transporte coletivo convencional e seletivo.

Os direitos são garantidos a pessoas com deficiência física e mental pela Lei Municipal 3.554/98 e pelos Decretos Municipais 9.891/96 e 10.033/97. Para usufruir desse benefício, é preciso apresentar ao motorista do ônibus o Cartão de Gratuidade da Pessoa com Deficência.

Como obter o Cartão Siga Vitória Gratuidade - Pessoa com Deficiência

Para que a pessoa com deficiência incapacitante e seu acompanhante obtenham o Cartão Siga Vitória Gratuidade é necessário:

  • Ser morador do município de Vitória.
  • Comparecer ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), para agendamento da perícia médica.

Para maior comodidade do requerente, ele deve comparecer nos dias da perícia médica portando os seguintes documentos originais acompanhados de cópia xerox:

  1. Laudo Médico com o número que especifica a doença - Código Internacional de Doenças (CID).
  2. Carteira de Identidade.
  3. CPF.
  4. Duas fotos 3x4 coloridas recentes.
  5. Comprovante de residência em nome da pessoa com deficiência.
  6. Comprovante de renda inferior a três salários mínimos.
  7. Documento comprovando a finalidade da gratuidade (exemplo: a finalidade da pessoa com deficiência em obter a gratuidade é para se locomover até o seu local de trabalho).

Os documentos serão analisados e autenticados por um servidor da Prefeitura de Vitória. As cópias ficarão arquivadas no setor de cadastro e os documentos originais serão devolvidos assim que o cadastro for feito.

Não havendo possibilidade de atendimento imediato na perícia médica, serão adotados os procedimentos quanto à documentação (análise, cópia, autenticação e cadastro) e será agendada uma data para a realização da perícia médica. O resultado da perícia será informado por carta e/ou ligação telefônica.

Para garantir mais conforto e agilidade ao cidadão, o atendimento às pessoas necessitadas desse serviço pode ser previamente agendado pelo telefone (27) 3382-6486.

Onde fazer a perícia

Posto de Atendimento para agendamento da perícia médica

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) - Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran)

Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá - Ver no mpa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas, para agendamento da perícia médica (realizada sempre às terças e quintas).
Local para realização da perícia médica

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac)

Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 220, Enseada do Suá - Ver no mpa
Telefone: (27) 3382-6486

Última atualização em 15/02/2017

Voltar para o topo

Ônibus adaptado garante acesso de pessoas com deficiência

O sistema de transporte coletivo de Vitória é planejado e gerenciado para garantir acessibilidade a todos, incluindo idosos, obesos e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A frota de ônibus vem sendo substituída gradativamente, com a aquisição de veículos adaptados, que possuem plataforma elevatória, espaço para cão-guia e um banco com dimensão diferenciada.

Ao todo, há 209 ônibus adaptados, o que corresponde a 67,5% da frota municipal. Em 2012, toda a frota de ônibus seletivos foi renovada. São 14 veículos, que fazem as linhas 290 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Beira-Mar) e 110 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Reta da Penha).

Todos os ônibus seletivos são adaptados para cadeirantes e, dos 39 acentos, quatro são reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Gratuidade

Em Vitória, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, além de terem direito à reserva de assentos de uso exclusivo na parte dianteira dos coletivos, também podem, se preferir, optar por passar pela catraca e ocupar qualquer outro assento do veículo. Para isso, a pessoa precisa apresentar ao motorista o Cartão de Gratuidade.

Para solicitar o Cartão de Gratuidade do Idoso é necessário que o solicitante compareça ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes)

Onde fica o Setpes

Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia - Ver no mapa
Telefone: (27) 2125-7602

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30

Abrigo de ônibus

Os pontos de ônibus também estão sendo dotados de abrigos que oferecem melhores condições de conforto, mobilidade e contemplam todas as normas de acessibilidade previstas na legislação vigente. Além do banco, há espaço reservado para acomodar cadeiras de roda.

Última atualização em 22/12/2016

Voltar para o topo

Transporte porta a porta para cadeirante

Marcos Salles

Motorista ajudando mulher portadora de deficiência física

Para atender às pessoas com deficiência severa de locomoção, desde 2000 existe o Transporte Porta a Porta, serviço gerenciado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e executado pelas três empresas permissionárias que atuam no sistema municipal de transporte coletivo.

O Porta a Porta busca o cadeirante no local previamente estabelecido, encaminha-o ao seu destino e retorna com o mesmo ao ponto de partida, seguindo a prioridade no atendimento: saúde, trabalho, educação e lazer.

Inicialmente, para implantar o serviço, as operadoras adaptaram três kombis, com plataformas elevatórias e travas para cadeiras de rodas. Em setembro de 2003, houve renovação e ampliação da frota, entrando em operação quatro microônibus. Com isso, mais cadeirantes passaram a ser atendidos. Atualmente são nove microônibus.

Cadastro

O transporte, que é gratuito, opera todos os dias da semana, inclusive nos feriados e pontos facultativos, das 4h30 às 24 horas.

Para utilizar o serviço, o usuário deve ser cadastrado pela Setran, que emite uma credencial, com a qual é feito o agendamendo das viagens por meio do telefone 156 - Fala Vitória, que funciona de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. As solicitações de transporte devem ser feitas com antecedência mínima de três dias para que os roteiros possam ser previamente programados.

Informações sobre cadastramento

Ligue 156 - Fala Vitória. O serviço funciona de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

Última atualização em 20/06/2016

Voltar para o topo

Frota municipal é monitorada por tecnologia GPS

Samira Gasparini

Mulher sentada ao computador avalia mapa da cidade de Vitória

Os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal de Vitória são monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).

Com esse sistema é possível observar em tempo real a posição e a localização dos ônibus no mapa da cidade, a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.

É possível, também, verificar se as empresas estão cumprindo o quadro de horários estabelecido e se está havendo algum desvio de itinerário.

Implantado em 2009, esse sistema de monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. O monitoramento melhora a qualidade do transporte coletivo e traz benefícios para o usuário.

A partir do momento em que as informações do monitoramento chegam de forma mais rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade, fazendo com que o usuário possa ter mais confiabilidade no sistema de transporte coletivo.

Última atualização em 20/06/2016

Voltar para o topo

Ônibus de Vitória são vistoriados e fiscalizados pela Setran

Elizabeth Nader

ônibus

Uma das prioridades da administração municipal é melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo de tal forma a favorecer o deslocamento e a circulação das pessoas.

Vitória conta com 56 linhas de ônibus distribuídas em 342 veículos, que possuem idade média de 4,5 anos e transportam, por dia, aproximadamente 120 mil passageiros. Só em dezembro de 2010, mais de 3,5 milhões de usuários utilizaram a frota de ônibus de Vitória.

Três empresas possuem permissão para operar os ônibus da cidade: Grande Vitória, Tabuazeiro e Unimar.

Gestão do sistema

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) é o órgão responsável pela gestão do sistema de transporte municipal, atuando em três áreas: concessões e tarifas, planejamento e vistoria e fiscalização.

A Setran gerencia a Câmara de Compensação Tarifária, que coleta a receita do sistema e a distribui proporcionalmente para cada empresa operadora de acordo com o custo operacional de cada uma.

O órgão também define os itinerários e o quadro de horários da frota dos ônibus municipais. É responsável, ainda, pela instalação e manutenção de abrigos e definição da localização dos pontos de ônibus.

Todos os ônibus são vistoriados e fiscalizados pela Setran. A vistoria é periódica para que o estado de conservação e a documentação dos veículos possam ser analisados, garantindo, assim, segurança aos usuários.

Em 2009, ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Municipal de Vitória passaram a ser monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global).

Última atualização em 20/06/2016

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site