Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Drenagem urbana: plano define áreas prioritárias

Elizabeth Nader

Obras de macrodrenagem na rua professor prudente de Moraes, no Bairro República

O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) tem o objetivo de estabelecer ações a curto, médio e longo prazos para reabilitar o sistema de drenagem existente na cidade, ampliar a cobertura do serviço, bem como aumentar sua eficiência, por meio da implantação de novas unidades operacionais (obras) e ações não estruturais (como campanhas educativas, por exemplo), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

O PDDU tem como finalidade identificar as principais áreas de alagamentos e apontar soluções para redução de riscos. Com o PDDU, o planejamento de intervenções na área de infraestrutura urbana torna-se mais eficaz. O Plano integra-se também aos Planos de Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Diretor Urbano (PDU) e de Redução de Riscos.

O trabalho apresenta medidas para minimizar os problemas já existentes em decorrência da urbanização, como, também, ações para prevenção da ocorrência de enchentes e alagamentos em áreas que futuramente venham a ser urbanizadas.

Investimentos

O PDDU foi elaborado em oito etapas e, após sua conclusão, foram identificadas 98 bacias de drenagem em Vitória. Sendo que, 29 dessas bacias, foram escolhidas como prioritárias para intervenções a curto prazo.

Para as bacias com problemas de alagamento foram propostas medidas estruturais como: construção de galerias e reservatórios; reurbanizações de áreas abaixo do nível da maré; e reformas nas estações de bombeamento de águas pluviais.

Mais informações em http://hotsites.vitoria.es.gov.br/pddu

Última atualização em 02/09/2015

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site